hordenina_cerveja

Você sabia que a Hordenina é uma das responsáveis pelo barato da cerveja?

Encontrada na cevada e outros grãos e gramíneas, a hordenina teve seu momento de glória esta semana quando cientistas alemães identificaram que sua estrutura molecular é semelhante ao do neurotransmissor dopamina.


Que a cerveja encanta o cérebro dos apreciadores, isso já sabíamos. Cientistas agora demonstram a afinidade de um dos seus componentes com os receptores de prazer no cérebro.

Encontrada na cevada e outros grãos e gramíneas, a hordenina teve seu momento de glória esta semana quando cientistas alemães identificaram que sua estrutura molecular é semelhante ao do neurotransmissor dopamina. A dopamina é o neurotransmissor mais associado ao sistema de recompensa cerebral que faz o cérebro sentir prazer com uma determinada experiência.

Os pesquisadores examinaram 13000 diferentes moléculas provenientes de alimentos e ficaram surpresos ao identificar que a estrutura molecular da hordenina se liga direitinho no receptor de dopamina. Além disso, a hordenina, teoricamente, tem uma ação ainda mais prolongada que a dopamina pela forma que estimula o receptor de dopamina.

E assim vamos entendendo um pouco mais do sucesso mundial e milenar da cerveja.

 

Confira o áudio da coluna Cuca Legal, uma parceria do ICB com a Rádio CBN Brasília:

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someoneShare on TumblrShare on Reddit