Você, mulher, usa maquiagem para trabalhar?

Pesquisadores escoceses da Universidade Stirling publicaram recentemente dois estudos que jogam uma luz sobre esse assunto.

Eles fotografaram 40 estudantes mulheres do ensino médio com e sem maquiagem e mostraram as fotos a outros 128 estudantes homens e mulheres para que dessem uma nota para o quanto cada menina era atraente, prestigiada e dominadora. Os resultados foram os seguintes:
 
·   os homens acharam que as mulheres maquiadas tinham mais prestígio, mas as mulheres não acharam isso;
·   as mulheres acharam que as maquiadas eram mais dominadoras, mas os homens não.
 
Homens não costumam considerar uma mulher como uma ameaça física e por isso não a vê como dominadora. As mulheres, por outro lado, enxergam outra mulher maquiada como uma concorrente e, por isso, socialmente dominante.

Os homens vêem na maquiagem um sinal de prestígio e estudos anteriores já haviam demonstrado que as pessoas atraentes são vistas como mais competentes. As mulheres não ligaram maquiagem com prestígio, pois afinal o inconsciente delas trata a mulher maquiada como uma concorrente.
 
Em um segundo estudo, 48 outros voluntários do sexo feminino responderam que as mulheres maquiadas eram mais atraentes para os homens e sentiriam mais ciúmes se estivesse perto dos seus namorados.
 
Minha opinião? Seja homem, seja mulher, andar bem arrumado no ambiente de trabalho não custa nada.