polisonografia

A alta velocidade do mundo contemporâneo tem aumentado a freqüência dos problemas de sono através de mecanismos tanto psicológicos como biológicos. Um sono de má qualidade influencia sobremaneira a vida pessoal e profissional, e em muitos casos, aumenta o risco de acidentes e de uma série de problemas de saúde. Atualmente, são descritos mais de 80 diferentes tipos de distúrbios do sono e muitos deles podem ser efetivamente controlados quando corretamente diagnosticados.

A Unidade de Sono do Instituto do Cérebro de Brasília oferece uma equipe especializada para o diagnóstico e acompanhamento clínico dos distúrbios do sono, entre eles: ronco e apnéia do sono, insônia, sonolência diurna excessiva, sonambulismo, pesadelos, pernas inquietas e bruxismo.

Exame de Polissonografia

A polissonografia é o exame que avalia o padrão de sono através do registro simultâneo de diversos parâmetros biofisiológicos: atividade elétrica cerebral (eletrencefalograma), movimento dos olhos (eletroculograma), atividade muscular (eletromiograma), fluxo aéreo e oxigenação do sangue (oximetria), movimentos do tórax e do abdome, movimentos do corpo e das pernas, entre outros.

Questionário da qualidade do sono

O índice de qualidade de sono de Pittsburgh é uma poderosa ferramenta para o melhor entendimento do seu problema de sono. Você pode responder ao questionário e levar ao seu médico já na primeira consulta.

Dez dicas para uma boa noite de sono

Clique no link abaixo para realizar o download do PDF Dez dicas para uma boa noite de sono.