avaliacao

A neuropsicologia é uma ciência que estuda a relação entre a cognição, o comportamento e a atividade do sistema nervoso. Ou seja, é uma ciência que apresenta como está o funcionamento cerebral de cada pessoa por meio de seu desempenho cognitivo, de sua expressão comportamental.

É uma ciência que surgiu a partir da fusão dos fundamentos da medicina, da fisiologia e da psicologia, com o objetivo de se inferir sobre características estruturais e funcionais do cérebro em situações de estímulo, baseando-se na detecção de funções cognitivas e comportamentais comprometidas. O exame neuropsicológico atua como importante ferramenta diagnóstica para as disfunções cognitivas, cerebrais, bem como norteador para procedimentos cirúrgicos e de reabilitação neurológica.

O processo de avaliação neuropsicológica é norteado pelo princípio básico de que a performance cognitiva do indivíduo deve ser interpretada à luz da fase do desenvolvimento em que o mesmo se encontra: infância, adolescência, fase adulta e senescência. Alterações no funcionamento da memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico, cálculos mentais, motricidade, funções executivas, organização temporo-espacial e no comportamento podem ser, potencialmente, indicadores emergenciais, ou não, de processos patológicos cerebrais.

Sendo assim, a avaliação neuropsicológica dispõe recursos para:

– Detectar disfunções cognitivas não sensíveis a outros exames neurológicos, como a neuroimagem, a eletroencefalografia;
– Verificar a natureza e a gravidade de sintomas cognitivos;
– Avaliar o perfil cognitivo do paciente no pré e pós- operatório de cirurgias neurológicas;
– Acompanhar o curso de uma patologia;
– Verificar as reações e interações medicamentosas;
– Subsidiar diagnósticos e tratamentos psiquiátricos;
– Identificar perfil cognitivo nos quadros de Transtornos Psiquiátricos, Transtorno do Déficit de Atenção, Transtornos de
Aprendizagem, Dislexia, dentre outros quadros também associados à área da aprendizagem;
– Estabelecer programas de reabilitação cognitiva;
– Fornecer subsídios na área forense ou pericial.

Outros Serviços

Centro de Cefaléia Brasília

O Centro de Cefaléia Brasília é uma unidade assistencial do Instituto do Cérebro de Brasília especializada no diagnóstico e tratamento das diversas formas de dor de cabeça.

Unidade do Sono

A Unidade do Sono do Instituto do Cérebro de Brasília oferece uma equipe especializada para o diagnóstico e acompanhamento clínico dos distúrbios do sono.