branco

O Instituto do Cérebro de Brasília foi fundado em 2004 com a proposta de oferecer ao paciente um centro de diagnóstico e tratamento de disfunções neurológicas com forte ênfase na aplicação da prática médica baseada nas mais atualizadas evidências científicas.

Dr. Ricardo Teixeira, seu fundador e atual diretor clinico, iniciou suas atividades clínicas em Brasília no ano de 2001 após dez anos de formação na Unicamp, onde realizou sua residência médica em medicina interna, neurologia clínica e também seu doutoramento.

Dr. Ricardo nasceu em Brasília e fez sua graduação em medicina na Universidade de Brasília. Foi orador de sua turma e, na finalização do seu discurso de formatura, afirmou que iria estender sua formação em outras fontes e assumiu o compromisso de voltar com nova bagagem e contribuir para o engrandecimento da medicina da cidade. Foi com esse espírito que fundou o Instituto do Cérebro de Brasília.

Nessa época da formatura, Dr. Ricardo teve inúmeras reuniões com Dona Sarah Kubitschek, pois havia convidado o presidente Juscelino Kubitschek para ser o patrono da sua turma. E essa foi a primeira vez que uma turma de medicina havia convidado para patrono o também médico Juscelino. Em uma dessas reuniões, Dona Sarah lhe contou que certo dia Juscelino lhe comunicou que estava se afastando provisoriamente da medicina para assumir a prefeitura de Belo Horizonte. Um pouco mais tarde disse a Dona Sarah: “Quero curar o Brasil”.

Dr. Ricardo tem carregado essa história como fonte de inspiração e, hoje, além de sua atividade clinica diária, conduz um projeto de divulgação de conhecimento sobre a mente e o cérebro, com o apoio do Instituto do Cérebro de Brasília, que inclui uma coluna no Jornal Correio Braziliense e outra na Rádio CBN.